sábado, 21 de março de 2009

A decisão pela cirurgia

(155kg) Desde muito pequeno faço regimes. No meu livro de bebê há uma anotação de que aos 8 mêses minha mãe já precisava tomar cuidado com minha alimentação pois eu já tinha meus pneuzinhos, como o Bibendum ai ao lado. Depois disso a quantidade de médicos visitados e tipos de dietas diferentes que encarei são inúmeras. Nunca fui magro.

É claro que consegui emagrecer nas várias dietas que fiz mas o peso que eu perdia eu acabava sempre por reencontra-los com reforços pouco tempo depois da dieta. Também tentei praticar esportes, fiz natação, judô, lembro de ter ido a uma aula de futebol... mais tarde um pouco fiz musculação e caminhadas, atualmente não faço nada pois o peso é tanto que os joelhos reclamam apenas por existirem. Mas nada adiantava. O exercício aumentava a fome e qualquer perda de peso que eu tinha era rapidamente compensada com aumento de peso quando eu desistia dos exercícios.

Ainda adolescente fiz uma dieta que teve resultados incríveis, o médico que acompanhou o tratamento chamava de dieta do Coelho e do Leão (e embora a idéia de comer um leão e um coelhor por dia me paressece interessante a dieta não se tratava disso), basicamente a idéia era comer apenas carne e legumes, ou seja, o que comem leões e coelhos, porém em quantidades reduzidas e preparadas completamente sem óleo e com pouco sal também. Desnecessário dizer que a dieta foi um sucesso, cheguei a perder 4kg por semana no início. Acontece que assim que tive alta, não levou nem um mês para que eu recuperasse o peso perdido.

Depois fiz um sem número de dietas com médicos diferentes, todas muito parecidas. Cheguei a decorar o cardápio pois era sempre o mesmo: Duas torradas no café da manhã, meia fruta no lanche, duas colheres de arroz e uma de feijão, um bife médio e salada a vontade no almoço, meia fruta no lanche da tarde, o jantar podia ser o repeteco do almoço e a ceia, ah a ceia era o melhor: uma bolacha água e sal e uma xícara de chá! Com muita dificuldade minha mãe conseguiu fazer com que eu iniciasse e seguisse essa dieta com suas minúsculas variações ao longo de 10 anos. Sempre com os mesmos resultados. No começo eu emagrecia um pouco e depois eu engordava mais.

Então vieram os remédios (o cardápio das dietas continuava o mesmo) que me ajudariam a emagrecer. De imediato notou-se uma mudança no meu humor. Eu ficava extremamente mau humorado, irritado, agressivo, estúpido. Falava o que não devia, magoava as pessoas e com isso sentia-me inseguro. Então eu precisava compensar isso de alguma forma e ai procurava na comida um consolo pras minhas burradas. Quando o médico percebeu isso passou a alterar a fórmula da medicação. Tentamos por mais de um ano, mas eu acabava ficando sempre muito irritado ou muito chapado ou muito qualquer outra coisa e o resultado final era sempre o mesmo: mais comida pra consolar minhas frustrações. O regime com drogas pra mim foi uma droga.

Mesmo assim, ainda teve mais uma droga que eu resolvi experimentar... O Xenical é um remédio que elimina 40% da gordura ingerida pelo paciente. Na hora achei que era a solução para os meus problemas. A idéia era promissora e eu fiquei ansioso pelos resultados. Tão ansioso que acabei usando o Xenical como muleta e não levei o regime muito a sério. Afinal de contas o remédio faria o trabalho sujo por mim. E fez mesmo... desisti dele quando descobri que se continuasse naquele ritmo precisaria de fraldas.

Então veio a descoberta da Revolucionária Dieta do Dr. Atikins, uma coisa fantástica. A gente se entope de comida, mas se entope mesmo e ainda assim emagrece. E olha, funciona mesmo. É claro que como em qualquer dieta existem alguns sacrifícios que a gente tem que fazer... no meu caso eu sacrifiquei o prazer de comer carboidratos. Pois é... foi tchau, tchau para pães, massas, bolos, doces, arroz, feijão, batata... no final das contas sobrou praticamente ovo, carne e alface e comendo ovo, carne e alface até me entupir eu realmente emagreci e emagreci bastante. Cheguei a perder uns 35kg. Mas depois de um tempo o peso parou de baixar e eu percebi que teria que reduzir a quantidade de comida e ai pensei comigo: "Bom, se vou ter que reduzir a quantidade, talvez se eu reintroduzir os outros alimentos na dieta e continuar comendo moderadamente..." e logo eu estava com 150kg novamente.

Na época que comecei a dieta Atkins algumas pessoas já me sugeriam a cirurgia. Dentre as mais insistentes minha esposa, a psicóloga da minha esposa, um amigo de muitos anos, o montanha, que fizera a cirurgia pouco antes e estava feliz da vida. Ao mesmo tempo outras pessoas eram contra e me diziam que a cirurgia era uma opção para os fracos, os sem força de vontade. Que era um atalho, o caminho mais fácil... E eu no meio da história sem saber o que fazer da minha vida.

Foi quando, no início de 2008, eu cheguei a conclusão que sozinho e com dieta eu não ia emagrecer mesmo. Precisava de ajuda e a ajuda tinha que ser cirúrgica. Voltei ao consultório da Dra. Lídia, aquela que havia receitado o Xenical, e anunciei: Quero operar! A dra. muito atenciosa me deu um panorama sobre os procedimentos, os riscos envolvidos, explicou os sacrifícios pelos quais eu teria de passar e me passou um sem número de exames para fazer. Saí do consultório com toda aquela informação girando na cabeça mas ainda decidido a encarar o procedimento. Com a ajuda da minha esposa marcamos os exames, fiz alguns e desisti do processo e não toquei mais no assunto até que no segundo semestre um amigo de um amigo passou pelo procedimento e eu passei a receber relatos quase que diários de sua recuperação. Foi nessa hora que o medo foi diminuindo e voltei a considerar a possibilidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Bobs, adorei as idéias:
a cirurgia e blog.

parabéns bjs