terça-feira, 21 de abril de 2009

Balanço dos primeiros quinze dias


A pouco mais de quinze dias atrás, em 06/04 dei entrada no hospital ai ao lado para fazer a gastroplastia. Eram 10:00h da manhã e eu estava me cagando de medo, nunca havia feito uma cirurgia antes, não fazia idéia do que me esperava.

Nesses quinze dias passei por várias emoções diferentes, medo antes da cirurgia, preocupação e desconforto após a cirurgia, ansiedade e tédio em casa durante a recuperação, empolgação a cada mudança na dieta, felicidade a cada visita, e-mail ou ligação que recebi dos amigos e parentes que me deram uma super força (tem hífem?) desde momentos antes da cirurgia até 10 minutos atrás.

A cada vez que subo na balança (e isso acontece umas 10 vezes por dia) e vejo que meu peso diminuiu vem a certeza que valeu a pena o sacrifício. Sacrifício? Bom, pra ser sincero eu achava que ia ser muito mais difícil do que realmente foi. Esperava uma recuperação dolorida, um período muito longo sem poder me alimentar direito, achei que ia sentir muita dor, enfim, eu estava preparado para um verdadeiro show de horrores e na verdade foi muito fácil. Claro, foi uma cirurgia, existem cuidados que devem ser tomados, não posso fazer tudo que gostaria, mas mesmo com as poucas restrições que ainda existem, hoje, quinze dias depois, posso dizer que minha vida está praticamente igual. Pouquíssima coisa mudou.

As mudanças mais perceptíveis são, tomar água de goles pequenos e constantemente, portanto preciso carregar uma "mamadeira" pra onde quer que eu vá. Achei que ia ser um grande incômodo, mas já estou completamente adaptado a essa situação, só falta batizar a "mamadeira", aceito sugestões nos comentários desto post. Outra coisa que mudou, foi a qualidade do sono. Parece brincadeira, mas já foi possível perceber que a qualidade do meu sono melhorou muito. Durmo melhor que antes da cirurgia, descanço mais durante a noite e até as crises de apinéia diminuíram. Até semana passada eu não podia mastigar, essa semana eu posso e muito. Essa é outra mudança, agora os alimentos devem ser mastigados milhares de vezes, a comida só pode ser engolida quando já estiver liquefeita na boca. Também achei que ia ser um problemão me adaptar a isso, mas o prazer de voltar a mastigar depois de quinze dias a base de líquidos foi tão grande que foi fácil encarar essa também.

Hoje saí pra passear e fui e voltei dirigindo, não foi um percurso muito longo, mas a quinze dias atrás eu nem imaginava fazer isso.

A recuperação da cirurgia é muito rápida a cada dia percebo diferença em alguma coisa. É impressionante. Não há arrependimentos.

A única decepção de todo o processo fica pela ausência do vídeo da cirurgia, era para o pessoal do hospital ter gravado todo o procedimento, mas alguém esqueceu de apertar o REC na hora e o DVD que me entregaram tá vazio. Ainda bem que foi só esse o erro perceptível que a equipe cirúrgica cometeu, né?

Nenhum comentário: